Climatério é uma fase de transição na vida mulher, do seu período reprodutivo para o pós-menopausa. A menopausa é a última menstruação da mulher, que ocorre dentro dessa fase, em geral ao redor dos 50 anos.
Muitas queixas podem acompanhar a mulher nessa transição por causa da redução dos níveis de hormônios femininos, como por exemplo, fogachos, sudorese, distúrbios do sono, desordens de humor (ansiedade, irritabilidade, depressão), redução da memória, dores musculares e articulares, redução da libido, flacidez e ressecamento da pele.
As mulheres também podem ter um maior risco de doenças metabólicas (obesidade, resistência à insulina, câncer, cardiovasculares) e ósseas (osteopenia, osteoporose).
Por isso a alimentação e o estilo de vida são de grande importância ao longo dessa fase! Muitas pacientes apresentam melhora dos sintomas, da qualidade de vida, dos exames de sangue e até da densitometria óssea com a inclusão de um plano alimentar anti-inflamatório e antioxidante, com alimentos fonte de fitoestrógenos (linhaça, inhame, broto de alfafa, lentilha, grão de bico, tofu), com alimentos que auxiliam na produção de serotonina (banana, abacaxi, ameixa, aveia, cacau, castanhas, sementes, verde-escuros), além do uso de probióticos, fitoterápicos (na forma de chás ou extratos) e suplementação de vitaminas e minerais (que precisam ser avaliados caso a caso!)