Female nutritionist gives consultation to patient indoors in the office.

Saúde da mulher e inflamação

As desordens ou queixas relacionadas à saúde feminina (infertilidade, endometriose, ovários policísticos, síndrome pré-menstrual, depressão, dor crônica) comumente estão associadas à inflamação crônica do organismo.

O estado de inflamação crônica do organismo geralmente está relacionado com a origem dessas desordens ou pode contribuir para agravar os sintomas.

A inflamação é uma das respostas do sistema imunológico usada para defender o corpo. Porém quando estímulos prejudiciais persistem no organismo ou a resposta inflamatória falha na solução, ocorre inflamação crônica. A inflamação crônica causa danos silenciosos por todo o corpo e está relacionada com o surgimento de doenças crônicas.

A inflamação é fortemente influenciada pelo estilo de vida e pelos hábitos alimentares, por isso a importância da mudança do estilo de vida e das escolhas alimentares!

Uma alimentação anti-inflamatória é baseada em alimentos com baixa carga glicêmica, ricos em fibras, gorduras boas (azeite, peixe, abacate, oleaginosas, sementes), polifenóis (variedade de frutas, vegetais, ervas, especiarias, chás), mais proteínas vegetais do que animais.

A maneira como se come também é importante! Comer devagar, com atenção, de forma consciente e em quantidades moderadas pode diminuir o impacto da inflamação no organismo.

Fonte: Ricker, M. A., & Haas, W. C. (2017). Anti-Inflammatory Diet in Clinical Practice: A Review. Nutrition in Clinical Practice, 32(3), 318–325. doi:10.1177/0884533617700353

COMPARTILHE